Casarão

Espaços Culturais - Sumidouro


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

A Casa de Cultura Abel de Jesus Gonçalves funciona no espaço chamado pelos moradores de Casarão, erguido em uma antiga fazenda de café do século XIX. Ali são realizados eventos culturais que incluem shows, feira de artesanato e recreação infantil. O espaço abriga também o centro de documentação histórica da cidade, Pró-Memória, desde 1991.

Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias
Em 2008 o prédio passou por uma reforma, realizada pelo grupo de voluntários Amigos da Cultura de Sumidouro com doações da comunidade, para abrigar a Sala de Cinema João Jardim. Instalada na antiga senzala da casa e com espaço para 60 pessoas, a Sala de Cinema faz parte do Projeto Oscarito, do governo estadual. Como não havia cinema na cidade desde a década de 1960, muitos moradores se envolveram na obra e colocaram a mão na massa junto com os voluntários da Cultura.

Construído em 1827 , em estilo colonial e estrutura de madeira de lei, o Casarão é uma das relíquias da cidade. Abrigou o Ginásio São José de Sumidouro, a Escola Normal Nossa Senhora das Graças, e mais tarde, a Escola Estadual São José de Sumidouro.


Serviço

Endereço: R. Dez de Junho, 218
Telefone: (22) 2531-1993

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações